segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Nazismo: Como ele pôde acontecer?




“Um surto de insanidade. Só assim parecemos entender o nazismo. Afinal, um regime que esterilizou 400 mil “incapazes” à força, usou pesticida para executar 3 mil prisioneiros em 10 minutos e eliminou 2 de cada 3 judeus europeus não podia mesmo ser normal. Mas a ideia do surto insano é ilusória. Faz o regime de Hitler parecer algo mais distante da nossa realidade do que de fato é. Os nazistas chegaram ao poder pelas urnas. Eles cooptaram jornalistas, convenceram os cidadãos a delatar vizinhos “suspeitos” e financiaram cientistas para utilizar cobaias humanas. Nada menos que 45% dos médicos alemães pertenciam ao Partido Nazista.  A própria máquina da destruição do Reich foi feita de nomes familiares para nós: com trabalho escravo de empresas como Siemens e BASF e listas de vítimas elaboradas com tecnologia IBM. E isso significa que não, nenhum país está livre de cair na mesma armadilha em que a Alemanha caiu lá atrás. Então é bom que a memória sobre o que aconteceu ali continue viva, nos mínimos detalhes, como está neste livro. Para que o horror nazista não se repita.”

PÁGINA DO FACEBOOK


O livro está disponível em bancas e livrarias, que oferecem sistema de compra online com entrega na sua casa. Confira:  

LIVRARIA CULTURA

Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Estou quase no fim do livro, no capítulo Bastardos Inglórios. Impressiona-me como o ser humano pode ser tão hediondo e facínora a ponto de não apenas matar fisicamente seu semelhante, mas eximir sua dignidade da forma mais cruenta e covarde possível, de forma que nenhum outro ser vivo poderia fazê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Estou quase no fim do livro, no capítulo Bastardos Inglórios. Impressiona-me como o ser humano pode ser tão hediondo e facínora a ponto de não apenas matar fisicamente seu semelhante, mas eximir sua dignidade da forma mais cruenta e covarde possível, de forma que nenhum outro ser vivo poderia fazê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do Livro.
    Uma ótima explicação do início ao fim.

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem-vinda! É fácil postá-la: 1) Escolha "Nome" ou "Anônimo" nas opções de perfil; 2) Escreva seu comentário; 3) Visualize seu comentário e 4) Clique em "publicar". Pronto! Vai aparecer uma mensagem amarela dizendo "Seu comentário foi publicado". Obrigado!